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Educação na Primeira Infância

O que é a primeira infância?

Período de desenvolvimento da pessoa humana que compreende seu nascimento até os 7 anos de idade.

Por que atuar com primeira infância:

1. É a fase mais importante no desenvolvimento intelectual e emocional das pessoas;

2. Prepara intelectual e emocionalmente a pessoa para desenvolver os aprendizados técnicos do Ensino Fundamental;

3. Educação básica e fundamental são competência (responsabilidade) dos municípios;

Captura de ecrã 2020-10-14, às 16.04.1
Crianças na pré-escola

PRINCIPAIS DESAFIOS

 

Método de ensino:

Método atual privilegia o atingimento de indicadores governamentais em vez do desenvolvimento motor, emocional e intelectual da criança;

Excesso de tempo na creche (10h/dia) - pouco convívio familiar;

Estrutura:

Creches com salas sem banheiro e sem refeitório;

Higienização inadequada dos ambientes;

Transporte:

Transporte por vans compartilhado demorado e inseguro;

Crianças perdem passeios e aulas de reforço por não terem como se transportar.

Recursos Humanos:

Alto índice de faltas dos professores;

Relação nº de alunos e sala / professor muito alta;

Prejuízo na criação de vínculo;

Prejuízo na individualização das necessidades;

Prejuízo no acompanhamento do desenvolvimento

PROJETOS

Método de ensino:

Estimular utilização de métodos de ensino construtivistas que privilegiem o desenvolvimento motor, emocional e intelectual para que absorva melhor os conteúdos dos graus mais avançados de ensino (Waldorf, Montessori, Pikler, Freiriana, etc)

Estrutura:

Promover instalação de banheiros e refeitórios nas salas das creches da cidade;

Fiscalizar e garantir a adequada higienização dos ambientes;

Contratar um(a) Diretor(a) para a creche do CIEM;

Transporte:

Regulamentar e fiscalizar o transporte por Vans na cidade;

Criar política pública ou parcerias (Uber, por exemplo) para ampliar a oferta de serviços de transporte escolar seguro, confiável e acessível.

Recursos Humanos:

Oferecer apoio psicológico especializado aos professores da rede pública (Programa de Saúde Mental)

Limitar a quantidade de alunos por professor em 15;

Criar a figura permanente do professor assistente.

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